Adultos Maduros e Informática: o Mouse no Caminho

Autores

  • Leonéia Hollerweger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sionara Tamanini de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Johannes Doll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.5214

Palavras-chave:

Educação de adultos, Envelhecimento, Inclusão digital, Dificuldades com o uso do mouse

Resumo

O presente trabalho investiga o desenvolvimento da habilidade do uso do mouse de pessoas com mais de 45 anos durante cursos de introdução no uso do computador. Através da análise de observações realizadas nos momentos de aula verificamos oito tipos de dificuldades encontradas pelos alunos. O cruzamento das observações com dados como idade, profissão, contatos com computador e escolaridade apontam para fatores que podem intervir no processo de aquisição de habilidades na aprendizagem do uso do mouse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonéia Hollerweger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Pedagogia UFRGS. Bolsista PIBIC.

Sionara Tamanini de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta IPA. Licenciatura Plena em Educação Física UFRGS. Mestranda em Educação UFRGS. Bolsista Capes.

Johannes Doll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogo, Especialista em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg – Alemanha. Mestre em Educação pela UFRGS. Doutor em Filosofia pela Universidade de Koblenz – Landau – Alemanha. Professor de graduação e pós-graduação da UFRGS.

Publicado

2011-06-27

Como Citar

HOLLERWEGER, L.; ALMEIDA, S. T. de; DOLL, J. Adultos Maduros e Informática: o Mouse no Caminho. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.5214. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5214. Acesso em: 28 mar. 2024.