A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NUM COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.86659Palavras-chave:
Educação, Culturas Indígenas, Racismo, História do Brasil.Resumo
O artigo aborda a maneira como os indígenas são representados no Dia do Índio em uma escola pública de ensino fundamental no interior da Bahia. A pesquisa deve ser lida como um desdobramento da Lei 11.645/08 e a obrigatoriedade do tratamento da questão indígena em todas as escolas brasileiras. Por meio de entrevistas e observação participante, percebeu-se que nessas atividades, os indígenas são retratados sem que se leve em conta a sua diversidade e história, o que reflete numa representação que apaga suas culturas, produzindo estereótipos. Tal fato resulta na dificuldade de se compreender a relação dos indígenas com a sociedade brasileira na contemporaneidade. Ao acompanhar o planejamento e a realização dessa atividade comemorativa, os pesquisadores descreveram e refletiram sobre a forma como a instituição escolar contribui à formação de um estereótipo pretérito e folclórico sobre os índios, ao agenciar noções essencializadas a respeito das culturas e das histórias indígenas.Downloads
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
PINTO, D. C. S.; XAVIER, D. B. A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NUM COTIDIANO ESCOLAR. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 60, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.86659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/86659. Acesso em: 22 set. 2023.
Edição
Seção
ARTIGOS