EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA INDÍGENA: DO MATO GROSSO DO SUL AO AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.77907Palavras-chave:
educação, história, indígenasResumo
O presente artigo tem como objetivo registrar parte da experiência em educação escolar indígena, vivida pela autora, durante o período de 2000 a 2015. Para tanto, serão relatadas algumas das atividades presenciadas nestas experiências, quanto ao ensino de história e educação escolar indígena, junto aos povos Guarani e Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e aos povos Galibi Marworno, Galibi do Oiapoque, Palikur, Wajãpi, Karipuna, Wayana e Apalai, Katxuyana e Tiriyó, localizados no estado do Amapá e no norte do Pará. A autora relata, ainda, de forma breve, as experiências junto aos não indígenas, no tocante ao estudo de Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, bem como as conexões de suas experiências entre os indígenas e os não indígenas, e as relaciona com a Lei 11.645/2008.Downloads
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Publicado
2019-06-30
Como Citar
SILVA, M. A. da. EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA INDÍGENA: DO MATO GROSSO DO SUL AO AMAPÁ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 114, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.77907. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/77907. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS