A ESCOLA DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA-BA: ALGUNS APONTAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.74805Palavras-chave:
Cultura e escola, formação de professores, parentesco, Povo indígena Tupinambá.Resumo
Interessa-nos apresentar, neste artigo, os modos como os Tupinambá de Olivença-BA têm produzido suas escolas e, consequentemente, os sentidos que diferentes sujeitos Tupinambá, a exemplo de professores, estudantes e lideranças têm atribuído à educação escolar, a partir de “recortes”, resultado da etnografia que culminou em nossa tese de doutorado em Antropologia Social, defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Ademais, nosso objetivo é compreender como a escola tem produzido Tupinambá fortes na cultura, como costumam afirmar, ou dito de outra forma, como são construídas pessoas Tupinambá a partir da escola e dos discursos relacionados ao estar na cultura a partir das “condições de socialidade” às quais Viegas (2003, 2007) já fez referência.Downloads
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Publicado
2018-06-30
Como Citar
JESUS DE SANTANA, J. V.; COHN, C. A ESCOLA DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA-BA: ALGUNS APONTAMENTOS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 50, 2018. DOI: 10.22456/1982-6524.74805. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/74805. Acesso em: 8 dez. 2023.
Edição
Seção
ARTIGOS