CONFESSAR SIM, MAS NEM TUDO: O DISCURSO INACIANO SOBRE A CONFISSÃO NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS

Autores

  • Guilherme Galhegos Felippe

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.5912

Palavras-chave:

Reduções jesuíticas, Confissão sacramental, Século XVII

Resumo

As reduções jesuíticas do Paraguai caracterizaram-se por estabelecer um local de convívio direto e contínuo entre o cristianismo e os nativos. Os padres buscavam orientar diariamente os índios à vida cristã através de missas, sermões, ensinamentos e sacramentos. A confissão sacramental, acima de todos os outros, tinha uma papel fundamental na medida em que servia não apenas como uma forma de os pecadores redimirem-se, mas também era a maneira dos padres manterem-se informados a respeito do andamento da evangelização no meio reducional: acreditavam que quanto mais confissões eram realizadas, mais difundida estaria a religião cristã na vida nativa. O presente artigo procura analisar como se deu a assimilação do sacramento pelos índios e como o discurso inaciano ajusta-se às dificuldades surgidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Galhegos Felippe

Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo como foco de pesquisa a análise discursiva resultante do contato ocorrido entre jesuítas e indígenas.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Como Citar

FELIPPE, G. G. CONFESSAR SIM, MAS NEM TUDO: O DISCURSO INACIANO SOBRE A CONFISSÃO NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 124, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.5912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/5912. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS