A “EXPERIÊNCIA PRÓXIMA”: SABER E CONHECIMENTO EM POVOS TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.53593Palavras-chave:
saber, conhecimento, povos tradicionais, interculturalidade, experiência.Resumo
Trata-se, aqui, de relacionar os conceitos de saber e conhecimento como formas complementares de organização do pensamento humano, que devem ser priorizados conforme a natureza da pesquisa ou do objeto a ser apreendido, variando o termo conforme a abordagem e a concepção de ciência a ser priorizada. Privilegiando-se o concepto de saber, como parte intrínseca da “experiência próxima” em povos tradicionais, apresentam-se características do modus operandi e da natureza do “saber”, além de se vislumbrar a aplicação dessa conjunção de formas de pensamento para a construção de uma sociedade do Bom Viver. Priorizam-se as teorias de DaMatta (2010), Lévi-Strauss (1997), Geertz (1997 e 2005), Gramsci (1931 e 1991), Escobar (2012) e Foucault (2007) para dar suporte aos conceptos.Downloads
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Publicado
2015-06-23
Como Citar
DOS SANTOS FERNANDES, D.; DOS SANTOS FERNANDES, J. G. A “EXPERIÊNCIA PRÓXIMA”: SABER E CONHECIMENTO EM POVOS TRADICIONAIS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 127, 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.53593. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/53593. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
ARTIGOS