NAS MARGENS DA ESTRADA E DA HISTÓRIA JURUÁ: UM ENSAIO SOBRE AS OCUPAÇÕES MBYÁ NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO GUAÍBA (ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL)

Maria Paula Prates, César Castro Pereira

Resumo


Neste ensaio buscamos sistematizar informações de cunho histórico e etnográfico acerca da presença mbyá na região hidrográfica do Guaíba (Rio Grande do Sul), levando em conta as relações estabelecidas entre indígenas e brancos ao longo do processo de configuração territorial da Bacia Platina. Para tanto, embasamos a discussão a partir de pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e fontes primárias acerca de três ocupações mbyá contemporâneas, a saber, Petim, Passo Grande e Arroio do Conde. Miramos dois objetivos: 1. reunir informações existentes e dispersas em vários documentos a fim de contextualizar ocupações guarani na Bacia Hidrográfica do Guaiba; 2. ressaltar as circunstâncias atuais de ocupações em beiras de estradas sob premissas diacrônicas, evidenciando a vida mbyá nos teko’a e ensaiando algumas considerações a respeito das alianças circunstanciais acionadas no acesso ao território.

Palavras-chave


Mbyá-Guarani; Territorialidade; Alianças circunstanciais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.30458

Qualis Área de Avaliação Classificação ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA B1 CIÊNCIAS AMBIENTAIS B2 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B2 DIREITO B3 EDUCAÇÃO B3 HISTÓRIA B3 INTERDISCIPLINAR B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 MEDICINA II B5 PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B3 PSICOLOGIA B3 SOCIOLOGIA