PERTENCIMENTO E IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE E FRONTEIRA ENTRE OS CHIQUITANOS NO BRASIL E NA BOLÍVIA

Autores

  • Joana Aparecida Fernandes Silva UFG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.29638

Palavras-chave:

identidade, nacionalidade, territorialidade, pertencimento

Resumo

Pretende-se refletir, a partir da história do povo Chiquitano, originalmente um conjunto de mais de vinte etnias que foram aldeadas pelos jesuítas na missão de Chiquitos, elementos de sua identidade e etnicidade contemporâneas. A proposta que se apresenta é a de entender como se situam atualmente as identidades, relacionadas com as territorialidades experienciadas na Bolívia e no Brasil, uma vez que este povo está atualmente cindido parcialmente pelo fato de terem sido fracionados em duas partes a partir da divisão dos estados nacionais. O fato de viverem em um ou outro país provoca diferentes experiências e proposições identitárias; no entanto, até a década de 1980, a fronteira entre os dois países, ainda não totalmente institucionalizada, permitia um trânsito de um para outro lado, mas para além disso, permitia relações sociais e manutenção de redes de parentesco. Como se desenham as identidades atualmente, na diversidade territorial e histórica? Como estão desenhadas as territorialidades dos Chiquitanos na Bolívia e no Brasil se as políticas indigenistas são distintas? Como ocorrem as autoidentificações, sendo que há distintos conceitos para “índios” – aqui, povos indígenas e, na Bolívia, “campesino” ou “pueblos originales”? De que maneira o reconhecimento oficial da etnicidade dos Chiquitanos no Brasil trouxe novos elementos suscitadores de conflitos? Estas são questões que se pretende responder neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Aparecida Fernandes Silva, UFG

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, professora associada da Faculdade de Ciencias Sociais da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

SILVA, J. A. F. PERTENCIMENTO E IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE E FRONTEIRA ENTRE OS CHIQUITANOS NO BRASIL E NA BOLÍVIA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 119, 2012. DOI: 10.22456/1982-6524.29638. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/29638. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS