MEMÓRIA E ORALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

A CONTRIBUIÇÃO DOS ANCIÕES NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES INDÍGENAS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – UFSC

Autores

  • Sandor Fernando Bringmann UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.138123

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o resultado de um projeto de pesquisa no qual se buscou identificar a contribuição da memória e da oralidade de anciãos e anciãs indígenas no desenvolvimento das pesquisas para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC (povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng). A pesquisa foi desenvolvida através de análise quantitativa e qualitativa dos TCCs, quando foram selecionados aqueles em que se identificaram contribuições consistentes de anciãos e anciãs para o seu processo de formação docente e na organização das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas. Em termos teóricos e conceituais, pretendeu-se investigar o quanto e de que forma os saberes da tradição estão sendo utilizados pelos licenciados, e, ainda, o quanto a escola indígena se permite receber e compartilhar estes saberes com as gerações mais novas. Por fim, buscou-se evidenciar se a Licenciatura Intercultural atua como fomentadora de ações que valorizem os meios pedagógicos tradicionais em conjunção com os saberes adquiridos na formação universitária.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

FERNANDO BRINGMANN, Sandor. MEMÓRIA E ORALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DOS ANCIÕES NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES INDÍGENAS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – UFSC. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 178–199, 2025. DOI: 10.22456/1982-6524.138123. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/138123. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS