MEMÓRIA E ORALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
A CONTRIBUIÇÃO DOS ANCIÕES NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES INDÍGENAS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – UFSC
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.138123Resumo
Este artigo objetiva apresentar o resultado de um projeto de pesquisa no qual se buscou identificar a contribuição da memória e da oralidade de anciãos e anciãs indígenas no desenvolvimento das pesquisas para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC (povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng). A pesquisa foi desenvolvida através de análise quantitativa e qualitativa dos TCCs, quando foram selecionados aqueles em que se identificaram contribuições consistentes de anciãos e anciãs para o seu processo de formação docente e na organização das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas. Em termos teóricos e conceituais, pretendeu-se investigar o quanto e de que forma os saberes da tradição estão sendo utilizados pelos licenciados, e, ainda, o quanto a escola indígena se permite receber e compartilhar estes saberes com as gerações mais novas. Por fim, buscou-se evidenciar se a Licenciatura Intercultural atua como fomentadora de ações que valorizem os meios pedagógicos tradicionais em conjunção com os saberes adquiridos na formação universitária.