POVOS INDÍGENAS E O CINEMA BRASILEIRO
ANTROPOLOGIA DOS REGIMES IMAGÉTICOS E DISPUTAS UTÓPICAS
Resumo
A relação dos povos indígenas com a nação brasileira é parte fundamental da história do país, que está incorporada na reflexão antropológica de autores como Darcy Ribeiro e Manuela Carneiro da Cunha. Longe de representar um passado colonial longínquo ou uma série de episódios já findados, este tema mantém-se pulsante e problemático, não deixando de oferecer as mais variadas oportunidades de reflexão sobre a ideia nacional e os seus pressupostos culturais, políticos e jurídicos. No cinema nacional brasileiro, pode-se dizer que a temática indígena está presente desde os primórdios, e quase sempre ligada à construção da identidade nacional. Os povos indígenas são ainda hoje uma das grandes forças da produção imagética nacional, seja pela idealização ufanista dos “primeiros brasileiros”, seja no confronto do caráter nacional com uma “anti-imagem do branco”. Neste artigo pretendo abordar a presença indígena na produção cinematográfica nacional segundo diferentes regimes de memória, identidade e alteridade e suas respectivas situações históricas.