POVOS INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS NA AMÉRICA LATINA

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Marlise Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Reis Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este texto introduz o dossiê “Povos indígenas em contextos urbanos na América Latina”, que reúne um conjunto de artigos sobre as experiências de populações indígenas em áreas urbanas na Argentina, Bolívia, Brasil, Guiana, México, Uruguai e Venezuela. Nele, propomos um diálogo com as experiências latino-americanas a partir da realidade brasileira. Além de apresentarmos, de forma sucinta, cada um dos artigos que compõem o dossiê, indicamos que a presença indígena em cidades é um fenômeno que mantém continuidade histórica e refletimos sobre as circunstâncias e motivações dos deslocamentos. Também apresentamos algumas hipóteses para o pouco interesse da etnologia indígena brasileira por essa temática, acompanhadas por um mapeamento de teses e dissertações desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação em antropologia. Buscamos ainda indicar as tendências e vinculações teóricas desses estudos, situadas, grosso modo, a partir de três correntes principais.

Com o dossiê, pretendemos contribuir para a visibilidade da presença indígena em cidades latino-americanas, estimulando não somente o debate acadêmico, mas também a atuação política, a fim de que a situação de domicílio não continue sendo um determinante para a garantia dos direitos dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-29 — Atualizado em 2023-04-29

Como Citar

ROSA, M.; REIS, R. POVOS INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS NA AMÉRICA LATINA : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE BRASILEIRA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 1–39, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/132118. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ