REFLEXÕES SOBRE A ATENÇÃO À SAÚDE QUE OS WARAO TÊM NO BRASIL E A NECESSIDADE DE ATENÇÃO DIFERENCIADA À SAÚDE PARA INDÍGENAS EM CONTEXTO DE CIDADE

Autores

  • Dassuem Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer um exercício de reflexão sobre a atenção à saúde que os Warao têm no Brasil. Na condição de indígenas venezuelanos, em sua maioria inseridos no sistema protetivo do refúgio no Brasil, eles têm acesso universal à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal realidade aparenta resolutividade de seus problemas de saúde. No entanto, garantir-lhes acesso à rede não contempla a atenção diferenciada a que têm direito e necessidade como pessoas indígenas. Mesmo com acesso a rede, eles não se esquivam dos problemas relativos a serem migrantes e refugiados de outro país, como não serem fluentes em português e não terem intimidade com a operacionalidade da rede. Como indígenas, eles se encontram em situação semelhante a de seus parentes brasileiros em contexto urbano, ou seja, com acesso a rede, porém desassistidos em relação a atenção diferenciada. Isso implica fundamentalmente em não ter um atendimento em saúde pautado por suas especificidades culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

NOGUEIRA, D. REFLEXÕES SOBRE A ATENÇÃO À SAÚDE QUE OS WARAO TÊM NO BRASIL E A NECESSIDADE DE ATENÇÃO DIFERENCIADA À SAÚDE PARA INDÍGENAS EM CONTEXTO DE CIDADE. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 371–380, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/131103. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ