CAÇADAS

UMA FOTOGRAFIA DA VIOLÊNCIA SOFRIDA PELAS LIDERANÇAS MULHERES GUARANI KAIOWÁ

Autores

Resumo

A pesquisa tem como objeto o levantamento de informações a despeito da situação das mulheres lideranças políticas Guarani e Kaiowá no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul que residem nas reservas indígenas localizadas no contexto urbano, a partir de um estudo descritivo de cunho qualitativo. Buscou-se identificar como essas lideranças estão agindo no entorno das reservas indígenas, e qual o teor da violência que estão sofrendo. Como resultado, verificou-se que os Guarani e Kaiowá encontram-se profundamente afetados por sua enorme perda de terra e os conflitos gerados ao longo dos anos até a atualidade, além de que as mulheres as mais atingidas nesse contexto. Assim, enquanto as mulheres Guarani e Kaiowá sofrem uma violência multifacetada, suas lideranças femininas permanecem expostas a contextos específicos de violência, envolvendo assassinatos, intimidações, perseguições e ameaças por fatores territoriais e disputas de arrendamentos de terras, além de intolerância religiosa e racismo religioso, através de perseguição em decorrência do exercício de sua espiritualidade no seio da comunidade. Ou seja, como verificado no estudo, uma “caçada-humana”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Nardon Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pesquisadora dos Direitos dos Povos Indígenas brasileiros, latino-americanos e estadunidenses, e de Direitos Humanos. Mestranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduanda em Direitos Humanos. Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2021). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) (2016). Integrante do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da UNISINOS, coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Frizzo Bragato, e do Grupo de Pesquisa Fundamentação Ética dos Direitos Humanos, liderado pela Profa. Dra. Fernanda Frizzo Bragato e pelo Prof. Dr. Vicente de Paulo Barretto.

Gabriela Milani Pinheiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Gabriela Milani Pinheiro, Advogada. Mestranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista integrante do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) - UNISINOS. E-mail: gabrielamilanipinheiro@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

NARDON MARTINS, L.; MILANI PINHEIRO, G. CAÇADAS: UMA FOTOGRAFIA DA VIOLÊNCIA SOFRIDA PELAS LIDERANÇAS MULHERES GUARANI KAIOWÁ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 179–200, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/130889. Acesso em: 5 dez. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS