TEKOPORÃ
A PEDAGOGIA GUARANI DAS BELAS PALAVRAS
Resumo
O texto aborda a educação tradicional Guarani Nhandewa por meio das Belas Palavras, que considero uma pedagogia própria. O trabalho é fruto de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, da escuta e do registro das narrativas dos tudjás (sábios e sábias). O objetivo é construir subsídios epistemológicos e metodológicos para a compreensão e sistematização dos princípios e dos fundamentos desta pedagogia Guarani. A pesquisa, que é parte do meu doutorado em Educação, envolve uma metodologia colaborativa, ressignificada nos fundamentos da reciprocidade e da complementariedade, baseada na cosmologia Guarani Nhandewa. Para tanto, busco uma metodologia própria, articulando diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e, neste sentido, destaco a roda de conversa como ferramenta fundamental na construção colaborativa, envolvendo os tudjás no fortalecimento dos conhecimentos e da cultura do meu povo. Com isto, é possível apresentar e refletir o conceito de tekoha (local onde se dão as condições para ser Guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de ensino aprendizagem Guarani Nhandewa.