TEKOPORÃ

A PEDAGOGIA GUARANI DAS BELAS PALAVRAS

Autores/as

  • Isael Silva Pinheiro Universidade Federal de Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.130206

Resumen

O texto aborda a educação tradicional Guarani Nhandewa por meio das Belas Palavras, que considero uma pedagogia própria. O trabalho é fruto de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, da escuta e do registro das narrativas dos tudjás (sábios e sábias). O objetivo é construir subsídios epistemológicos e metodológicos para a compreensão e sistematização dos princípios e dos fundamentos desta pedagogia Guarani. A pesquisa, que é parte do meu doutorado em Educação, envolve uma metodologia colaborativa, ressignificada nos fundamentos da reciprocidade e da complementariedade, baseada na cosmologia Guarani Nhandewa. Para tanto, busco uma metodologia própria, articulando diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e, neste sentido, destaco a roda de conversa como ferramenta fundamental na construção colaborativa, envolvendo os tudjás no fortalecimento dos conhecimentos e da cultura do meu povo. Com isto, é possível apresentar e refletir o conceito de tekoha (local onde se dão as condições para ser Guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de ensino aprendizagem Guarani Nhandewa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isael Silva Pinheiro, Universidade Federal de Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP (2014), Pós-Graduado (especialização) em Educação e Gestão Ambiental e Educação do Campo pela Faculdade Cruzeiro do Oeste ? FACO (2016). Mestre em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pelo Programa de Pós ? Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá ? UEM (2018). Pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-Historia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá. Participou do Projeto (OBEDUC) Observatório da Educação Escolar Indígena (2016-2017) através do Programa Institucional de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade UEM (2016-2017). É pesquisador indígena do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI) - Núcleo UEM/PR. Atua, principalmente, nos seguintes temas: políticas para a educação escolar indígena, formação de professores indígenas, ensino de Geografia, identidade, cultura, território e conflitos.

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

PINHEIRO, Isael Silva. TEKOPORÃ: A PEDAGOGIA GUARANI DAS BELAS PALAVRAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 240–259, 2023. DOI: 10.22456/1982-6524.130206. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/130206. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

AUTORES INDÍGENAS