TEKOPORÃ

A PEDAGOGIA GUARANI DAS BELAS PALAVRAS

Autores

  • Isael Silva Pinheiro Universidade Federal de Rio Grande do Sul

Resumo

O texto aborda a educação tradicional Guarani Nhandewa por meio das Belas Palavras, que considero uma pedagogia própria. O trabalho é fruto de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, da escuta e do registro das narrativas dos tudjás (sábios e sábias). O objetivo é construir subsídios epistemológicos e metodológicos para a compreensão e sistematização dos princípios e dos fundamentos desta pedagogia Guarani. A pesquisa, que é parte do meu doutorado em Educação, envolve uma metodologia colaborativa, ressignificada nos fundamentos da reciprocidade e da complementariedade, baseada na cosmologia Guarani Nhandewa. Para tanto, busco uma metodologia própria, articulando diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e, neste sentido, destaco a roda de conversa como ferramenta fundamental na construção colaborativa, envolvendo os tudjás no fortalecimento dos conhecimentos e da cultura do meu povo. Com isto, é possível apresentar e refletir o conceito de tekoha (local onde se dão as condições para ser Guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de ensino aprendizagem Guarani Nhandewa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isael Silva Pinheiro, Universidade Federal de Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP (2014), Pós-Graduado (especialização) em Educação e Gestão Ambiental e Educação do Campo pela Faculdade Cruzeiro do Oeste ? FACO (2016). Mestre em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pelo Programa de Pós ? Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá ? UEM (2018). Pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-Historia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá. Participou do Projeto (OBEDUC) Observatório da Educação Escolar Indígena (2016-2017) através do Programa Institucional de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade UEM (2016-2017). É pesquisador indígena do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI) - Núcleo UEM/PR. Atua, principalmente, nos seguintes temas: políticas para a educação escolar indígena, formação de professores indígenas, ensino de Geografia, identidade, cultura, território e conflitos.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

PINHEIRO, I. S. TEKOPORÃ: A PEDAGOGIA GUARANI DAS BELAS PALAVRAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 240–259, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/130206. Acesso em: 5 dez. 2023.

Edição

Seção

AUTORES INDÍGENAS