GRAFFITI EM IMPERATRIZ-MA

UMA ANÁLISE SOCIOTÉCNICA

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sociotécnica a respeito da prática do grafismo, conhecida popularmente como graffiti, na cidade de Imperatriz-MA. Assim, focamos  a relação cidade-atores-graffiti tendo como ponto de partida a maneira como os atores sociais dão vida a atividades que manifestam gestos, ritmos e comportamentos operatórios, que contribuem na produção de estéticas urbanas por meio da realização de graffiti. Nos interessa ver em particular modo como os artistas urbanos que produzem este tipo de pintura, apresentam estilos e estéticas diferenciadas, derivadas em grande medida de suas habilidades e escolhas técnicas, em um universo caracterizado pelo movimento do hip-hop e da prática do skate. Para tanto, através  de registros fotográficos e videográficos, buscamos descrever e analisar esses processos sociotécnicos, privilegiando a trajetória e os modos de fazer graffiti de um dos mais reconhecidos artistas urbanos de Imperatriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Marmanillo Pereira, UFMA

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba(PPGS-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e bacharelado em História (2007) pela mesma instituição. Possui também licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz) e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT-UFPB) e Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Antropologia Visual, História Social, Sociologia Política, Antropologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

PEREIRA, J. M.; MURA, F. GRAFFITI EM IMPERATRIZ-MA: UMA ANÁLISE SOCIOTÉCNICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 199–230, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/124748. Acesso em: 29 mar. 2023.

Edição

Seção

DOSSIÊ