JAXY E JAXY JATERÊ

O PONTO DE VISTA GUARANI E DE OUTROS POVOS AMERÍNDIOS SOBRE A ORIGEM DA LUA, AS CONSTELAÇÕES E O SACI-PERERÊ (PRIMEIRA PARTE)

Autores

  • Rogério Reus Gonçalves da Rosa UFPEL

Resumo

O Saci-Pererê é um personagem admirável. A contribuição ameríndia à vida desse ser – nomeado também de Jaxy Jaterê, Mati-taperê, Xaxim-Tarerê, Yasy-yateré, Kambá’í, Saci-ave, Matinta-Perera, etc. – é paradigmática. Este estudo enfatiza textos sobre o Saci publicados nas áreas de mitologia, etnologia ameríndia e astronomia cultural, baseados na oralidade e na escrita de interlocutores afro-americanos e ameríndios (Tupiniquim, Tupinambá, Kayowa, Taurepang, Surui-Paiter, em especial, Mbyá e Chiripa). O artigo tem duas partes. Na primeira, que você lerá nesta publicação, o objetivo é apresentar, a partir do Saci negrinho e do Saci índio, os diversos Saci ligados à tradição cultural na América do Sul. O passo seguinte é demonstrar a relevância da mitologia como ferramenta teórica e metodológica para analisar e traduzir tais personagens, além de apresentar dados etnológicos sobre os Guarani. No tópico seguinte, a intenção é focar certas conexões entre a mitologia e a astronomia cultural para investigar as relações do Saci com a origem da lua e com as constelações tupi-guarani e ocidentais. Na segunda parte do artigo, que será publicado no próximo volume da Revista Espaço Ameríndio, os objetivos serão: destacar a relevância do Saci e outros personagens pernetas que estão presentes em inúmeros mitos, além de analisar os motivos para que o Saci e outros seres semelhantes sejam narrados com uma de suas pernas cortadas. Finalmente, considerando os modos de pensamento dos Mbyá-Chiripa em relação à categoria já (dono), demostrar as relações de poder entre as divindades Ñanderú, Tupã kuéry, Karaí, Kuaray, Jaxy, Curupira e Saci com as plantas, os animais e os humanos. Por último, mas não menos importante, apresentar algumas conexões do Saci com a categoria afroindígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-05-01

Versões

Como Citar

REUS GONÇALVES DA ROSA, R. JAXY E JAXY JATERÊ: O PONTO DE VISTA GUARANI E DE OUTROS POVOS AMERÍNDIOS SOBRE A ORIGEM DA LUA, AS CONSTELAÇÕES E O SACI-PERERÊ (PRIMEIRA PARTE). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 1–46, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/122910. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS