A PROPRIEDADE COMUNAL A PARTIR DO CASO XUCURU DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.117769

Palavras-chave:

Propriedade comunal. Povo Indígena Xucuru. Corte Interamericana de Direitos Humanos. Propriedade Indígena.

Resumo

O Brasil violou o direito à propriedade indígena coletiva dos povos Xucurus e foi condenado internacionalmente pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. O presente trabalho analisa a natureza jurídica da propriedade comunal a partir do Caso do Povo Indígena Xucuru após a condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por violação desse direito, bem como verifica a interpretação do conceito de propriedade comunal pelo direito interno e examina a compatibilidade desse com o direito internacional. Para tanto, utilizou-se como metodologia o estudo de caso da sentença da Corte com fito de investigar minuciosamente os fundamentos e pressupostos estabelecidos para fixação desse conceito e, ainda, o método comparativo entre as normas de direito internacional e o ordenamento jurídico pátrio. Dessa maneira, verificou-se o aspecto coletivo da propriedade indígena, no entanto, esse aspecto não tem sido exercido no direito brasileiro, apesar de possuir compatibilidade no tocante à teoria do indigenato, baseada no direito originário e congênito de suas terras. A não aplicabilidade do conceito de propriedade indígena como coletiva acarretou a esses povos uma grande dificuldade de pleno acesso, uso e gozo de seus direitos às terras, diante da desvalorização dos aspectos especiais da propriedade comunal, fundamentados na ancestralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Castro Rosa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Direito (Mackenzie). Mestra em Direitos Humanos (Fieo). Bacharela em Filosofia (Unisul). Bacharela em Direito (UNESP). Professora de Direito Ambiental e Agrário da UEMG-Frutal.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

ROSA, V. de C.; MASCHIO, M. D. A PROPRIEDADE COMUNAL A PARTIR DO CASO XUCURU DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 91, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.117769. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/117769. Acesso em: 7 dez. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS