AS TRIBAL COLLEGES NOS ESTADOS UNIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.116592

Palavras-chave:

Community College, Educação Escolar Indígena, Educação Internacional, Educação Estadunidense

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a organização do sistema educacional dos Estados Unidos caracterizando como a rede das Tribal Colleges se estrutura em tal sistema, bem como identificar significados dado a tal rede naquele contexto sociocultural. Trata-se de uma pesquisa documental que – além de artigos disponíveis sobre a temática – foram utilizados documentos públicos (normativos, informativos e curriculares) da instituição investigada disponível em seu portal, bem como dados do portal da Fundação Carnegie. A Tribal College investigada dispõe de três dos seus quatro programas de formação voltados para transferências para universidades, onde seus currículos são construídos por meio de tal lógica e, por vezes, deixando em segundo plano a sua missão institucional – este fato se comprova porque os custos dos seus cursos são 85% a menos daqueles cobrados nas universidades, atraindo alunos para iniciarem seus dois primeiros anos de formação superior nestas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Livre-docente em Didática e Currículo (UNESP/FEIS – Ilha Solteira). Doutor em Educação Matemática (PUC/SP). Mestre em Educação (UnB) e Licenciado em Pedagogia (UnB). Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FEIS – Ilha Solteira). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/FC – Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP/FEIS – Ilha Solteira).

Antônio Hilário Urquiza Aguilera, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1984), em Teologia pelo Instituto de Teologia de Sao Paulo (1990), em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Especialização em Antropologia (teoria e métodos - 1999) e mestrado em Educação (Educação Indígena) pela UFMS (1999); master em educação (tecnologias de la educación - 2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006). Professor Associado da UFMS. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social de do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, ambos da UFMS. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

GONÇALVES, H. J. L.; URQUIZA AGUILERA, A. H. AS TRIBAL COLLEGES NOS ESTADOS UNIDOS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 239, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.116592. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/116592. Acesso em: 5 dez. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS