MATIZES DA INTERCULTURALIDADE: CONTRIBUIÇÃO A UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E ENSINO SUPERIOR PARA POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.101496Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Ensino superior indígena, Interculturalidade, Povos Originários, Brasil.Resumo
O objetivo do trabalho é refletir sobre a educação indígena em âmbito escolar e superior no Brasil e, mais detidamente, na região sul, relacionando-as às distintas perspectivas de interculturalidade (funcional e crítica) para compreender os caminhos da educação formal indígena no país. Para isso, apropriamo-nos de referenciais de pesquisadores e pesquisadoras pertencentes a povos originários no Brasil que se debruçam sobre a problemática em questão. A maior parte do referencial concentra-se nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos/das estudantes guarani, laklaño/xokleng e kaingang formados na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LIISMA) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2015. Por meio dessa abordagem, argumentamos, ao fim, como a educação escolar indígena brasileira aproxima-se mais de uma interculturalidade funcional, isto é, está mais alinhada ao uma prática pedagógica emancipadora do que propriamente libertadora; ao passo que o ensino superior intercultural indígena indica uma postura educacional e política mais alinhada a uma interculturalidade crítica, orientado para a prática libertária.Downloads
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Publicado
2021-12-23
Como Citar
BAO, C. E.; FARIAS DA SILVA, E.; DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO, B. MATIZES DA INTERCULTURALIDADE: CONTRIBUIÇÃO A UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E ENSINO SUPERIOR PARA POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 274, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.101496. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/101496. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
ENSAIOS BIBLIOGRÁFICOS