MUNDOS MUSICAIS LOCAIS E EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Margarete Arroyo

Palavras-chave:

Mundos Musicais Locais, Educação Musical, Escola de Educação

Resumo

Este artigo, vinculado à abordagem sociocultural da Educação Musical, tem por objetivo levantar e discutir algumas implicações resultantes do cruzar de mundos musicais locais para o campo de conhecimento em questão. Seguindo técnicas etnográficas, o cenário de inserção é uma escola municipal localizada na cidade de Uberlândia, MG, sendo o referencial teórico assentado em estudos antropológicos, sociológicos e etnomusicológicos. Na escola, vários mundos musicais locais, entre eles a Catira, o Congado, o Conservatório de Música e a própria prática musical escolar, fazem-se presentes através das experiências musicais dos seus atores. As implicações levantadas permitiram exercitar algumas interpretações relacionadas às experiências musicais naqueles mundos e a aprendizagem das suas práticas musicais; à escola como espaço de ampliação das experiências do aprendiz; e ao cruzar de mundos musicais hegemônicos e não hegemônicos no cenário em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos