COMPOSIÇÃO POR PERSONAGENS: A ESCRITA DE CASA TOMADA E CASA VAZIA

Autores

  • Silvio Ferraz

Palavras-chave:

Livro das Sonoridades, Messiaen, personagens rítmicos.

Resumo

Neste artigo apresento as estratégias de composição de Casa Vazia e Casa Tomada, que fazem parte do ciclo Livro das Sonoridades – composição realizada com bolsa Vitae de Artes para o ano de 2003. O foco principal é a idéia de composição por personagens, uma aplicação ampliada da noção de personagens rítmicos desenvolvida por Olivier Messiaen em sua análise da Sagração da Primavera de Stravinsky. Para o debate da idéia de personagem, o artigo traz alguns exemplos extraídos de Stravinsky, Debussy e Bach, bem como uma pequena apresentação dessa estratégia na composição de Casa Vazia e Casa Tomada. O artigo busca apenas apresentar, e não discutir, como a noção de personagem, enquanto estratégia composicional, pode estar separada da de objeto, sonoro ou musical, pensando um modo de compor voltado sobretudo à articulação da qual proviriam os objetos, e não o inverso.

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