EDUCAÇÃO MUSICAL E ONGS: DOIS ESTUDOS DE CASO NO CONTEXTO URBANO BRASILEIRO

Autores

  • Magali Oliveira Kleber

Palavras-chave:

ONGs, educação musical, projetos sociais, Terceiro setor, processo pedagógico-musical

Resumo

Este artigo aborda as práticas musicais em duas organizações não governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG Viva Rio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender especialmente dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. Adotando o estudo de caso e a etnometodologia, o processo pedagógico-musical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-02-05

Edição

Seção

Artigos