KYRINGUÉ MBORAÍ: OS CAMINHOS DE UMA ETNOGRAFIA MUSICAL ENTRE CRIANÇAS MBYÁ-GUARANI NA TERRA INDÍGENA TEKOÁ NHUNDY (RIO GRANDE DO SUL)

Autores

  • Marília Raquel Albornoz Stein

Palavras-chave:

etnomusicologia, cultura musical Mbyá-Guarani, etnografia entre crianças

Resumo

Neste artigo, reflito sobre as implicações teóricas e metodológicas de realizar pesquisa entre crianças na etnomusicologia. Apresento alguns paradigmas históricos que norteiam estudos voltados à etnomusicologia entre crianças para, em seguida, discutir, no contexto de uma etnografia musical que venho desenvolvendo entre crianças Mbyá-Guarani em uma terra indígena da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a relação entre: 1) concepções sobre criança e música, 2) os caminhos metodológicos adotados no trabalho de campo e 3) a análise da dimensão sonoro-musical do grupo pesquisado. Traço limites e possibilidades de uma etnografia que busca privilegiar a interação da pesquisadora com as crianças como agentes sociais e interlocutores centrais e destaco o uso de variadas modalidades comunicativas como estratégia metodológica e o seu valor para a aproximação e o diálogo da pesquisadora com as crianças e suas práticas sonoro-musicais.

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Publicado

2009-02-05

Edição

Seção

Artigos