A retomada dos laços diplomáticos entre Cuba e EUA: entre o fim da Guerra Fria e a normalização das relações?

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.69346

Palavras-chave:

Cuba, EUA, Guerra-Fria, Normalização.

Resumo

O presente trabalho discute o restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, oficializado em 2014, procurando analisar sua dinâmica e os desafios para uma normalização efetiva. Para tanto, discute as motivações, de parte a parte, que conduziram a este processo e determinaram a retomada dos laços diplomáticos, rompidos desde princípios dos anos 60, substituindo, ainda que parcialmente, a política conflituosa que havia imperado em tal relação. Em seguida, analisa as percepções e as principais ações desde o anúncio de tal retomada e discute as demandas apresentadas por cada parte para uma efetiva normalização. Neste sentido, apresenta as demandas cubanas (fim do embargo econômico, reparações de recursos, relações abertas e transparentes, fim de programas destinados a destituir governo do país, entre outras) e as demandas estadonidenses (reformas políticas e econômicas, sociedade civil e direitos humanos, indenizações, formas de propriedade, entre outras), procurando demonstrar que há um longo caminho a percorrer até a normalização efetiva de tal relação. Tal caminho será determinado tanto pela solução a tais demandas como pela dinâmica da política interna de cada país que pode conduzir, ou não, a superação da lógica do conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Professor do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do LIAL/UFGD (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

Silva, M. A. da. (2017). A retomada dos laços diplomáticos entre Cuba e EUA: entre o fim da Guerra Fria e a normalização das relações?. Conjuntura Austral, 8(39-40), 65–76. https://doi.org/10.22456/2178-8839.69346

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)