PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TESE DE DOUTORADO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: PRODUZINDO SENTIDO A PARTIR DE INTERAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO

Autores

  • Henrique Mello Rodrigues de Freitas UNINOVE
  • Gabriela Pesce Universidad Nacional del Sur (UNS)
  • Carla Marcolin UFRGS
  • Ariel Behr UFRGS
  • Cristina Dai Prá Martens UNINOVE

Palavras-chave:

relação orientador-orientando, tese, doutorado, administração.

Resumo

Este texto promove uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento de teses doutorais na área de administração e a relação orientador-orientando, chamando a atenção para situações e equívocos habituais, e evocando algumas dicas que possam ser potencialmente úteis nas diferentes etapas da construção da pesquisa e da tese. Seu desenvolvimento ocorreu com base em experiências vivenciadas pelos autores, seja como professores orientadores, seja como doutorandos ou mestrandos. Através de uma investigação qualitativa exploratória, foram utilizadas três fontes de dados (observação participante, revisão de notas e gravações de sessões de orientação), cuja sistematização permitiu identificar erros mais frequentes e apresentar sugestões para a melhoria de outras relações de mesma natureza que venham a se estabelecer, capitalizando a experiência anterior em seu benefício. Recomendações foram apontadas no intuito de contribuir com o processo de elaboração da tese, desde o desenho e concepção da ideia, o desenvolvimento do estudo em si e sua apresentação escrita e verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Behr, UFRGS

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS

Doutor e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

FREITAS, H. M. R. de; PESCE, G.; MARCOLIN, C.; BEHR, A.; MARTENS, C. D. P. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TESE DE DOUTORADO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: PRODUZINDO SENTIDO A PARTIR DE INTERAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/77947. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos