ANÁLISE DOS COEFICIENTES DE DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO QUE CARACTERIZAM AS UNIDADES PRODUTORAS BENCHMARK NA ATIVIDADE LEITEIRA NO RS

Autores

  • Edna Menegaz
  • Antônio Domingos Padula
  • Ernesto Enio Budke Krug
  • Omar Inácio Benedetti Santos
  • Régis Rathmann

Palavras-chave:

Sistema benchmarking. Setor produtivo. Atividade leiteira.

Resumo

Para auxiliar o setor produtivo a se profissionalizar na atividade leiteira, a Avipal Alimentos S.A. implementou o Sistema Benchmarking, o qual serviu como estratégia para melhorar o desempenho técnico e econômico das Unidades Produtoras do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução dos coeficientes de desempenho técnico e econômico das Unidades Produtoras benchmark que participaram dos três períodos de análise do Sistema Benchmarking. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo e exploratório, o qual possibilitou avaliar a pertinência e os efeitos dessa técnica sobre o setor primário da atividade leiteira. Após essa avaliação, concluiu-se que a técnica de benchmarking tem exercido um papel fundamental para o processo de tomada de decisão e gestão das Unidades Produtoras. Essa técnica tem auxiliado os Produtores Benchmark a medir o grau de eficiência da atividade leiteira, bem como a detectar os pontos fracos do sistema produtivo. Além disso, a divulgação das informações obtidas através da identificação das Unidades Produtoras benchmark, poderá auxiliar os demais envolvidos com a cadeia produtiva do leite a direcionarem suas competências para o fortalecimento das atividades desempenhadas pelo setor produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MENEGAZ, E.; PADULA, A. D.; KRUG, E. E. B.; SANTOS, O. I. B.; RATHMANN, R. ANÁLISE DOS COEFICIENTES DE DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO QUE CARACTERIZAM AS UNIDADES PRODUTORAS BENCHMARK NA ATIVIDADE LEITEIRA NO RS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 6, n. 9, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11253. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos