VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS EGRESSOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Lúcio de Souza Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Michele Rilany Rodrigues Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Claudia Regina Rosal Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Mac Daves de Morais Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Emerson Santana de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Desempenho escolar. Desempenho financeiro. Egressos de Contabilidade.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo identificar em que nível o rendimento escolar, bem como algumas variáveis socioeconômicas, influenciam no desempenho financeiro dos egressos no curso de Contabilidade de uma instituição de ensino superior em Goiás. Para dar respaldo a esse objetivo, parte-se da seguinte pergunta problema: como o desempenho acadêmico, assim como outras variáveis socioeconômicas, como gênero, experiência de trabalho antes da conclusão do curso, idade e estado civil, influenciam de forma efetiva na determinação do rendimento financeiro de egressos em Contabilidade? A metodologia utilizada é caracterizada como descritiva, quanto aos objetivos, como de levantamento, ou survey, quanto aos procedimentos metodológicos, e como quantitativa, quanto à abordagem do problema. Realiza-se um levantamento de dados entre os egressos do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do estado de Goiás, formados de 2004 a 2009, aplicando aos dados um modelo econométrico e testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Os resultados obtidos pela aplicação do modelo econométrico evidenciam que a única variável explicativa individualmente significativa é a experiência do egresso em Ciências Contábeis. Tais resultados corroboraram a teoria de Mincer, de 1974, e do capital humano, demonstrando que tanto a experiência, quanto a idade refletem na determinação da remuneração. Além disso, os resultados demonstram que as diferenças nas remunerações dos egressos de Contabilidade dependem do nível de conhecimento acumulado, que gera experiência laboral e pode também gerar modificações na determinação da mobilidade ocupacional e social, defendida pela teoria de segmentação de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio de Souza Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GOIÁS. Professor do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior e da Universidasde Federal de Goiás, atuando principalmente nas seguintes áreas: Auditoria, Controladoria, Custos, Consultoria Contábil e Tributária e Pesquisa em Contabilidade. 

Michele Rilany Rodrigues Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Assitente da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade para tomada de decisão, Controladoria e Finanças, e Perícia Contábil.

Claudia Regina Rosal Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás,  atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política, História Econômica, Economia Brasileira, Desenvolvimento Econômico Regional e Ciências Ambientais.

Mac Daves de Morais Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Goiás.

Emerson Santana de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente na área de Contabilidade Finaceira e Finanças.

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

MACHADO, L. de S.; MACHADO, M. R. R.; CARVALHO, C. R. R.; FREIRE, M. D. de M.; SOUZA, E. S. de. VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS EGRESSOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 28, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/43238. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos