VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS EGRESSOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Lúcio de Souza Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Michele Rilany Rodrigues Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Claudia Regina Rosal Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Mac Daves de Morais Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Emerson Santana de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Desempenho escolar. Desempenho financeiro. Egressos de Contabilidade.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo identificar em que nível o rendimento escolar, bem como algumas variáveis socioeconômicas, influenciam no desempenho financeiro dos egressos no curso de Contabilidade de uma instituição de ensino superior em Goiás. Para dar respaldo a esse objetivo, parte-se da seguinte pergunta problema: como o desempenho acadêmico, assim como outras variáveis socioeconômicas, como gênero, experiência de trabalho antes da conclusão do curso, idade e estado civil, influenciam de forma efetiva na determinação do rendimento financeiro de egressos em Contabilidade? A metodologia utilizada é caracterizada como descritiva, quanto aos objetivos, como de levantamento, ou survey, quanto aos procedimentos metodológicos, e como quantitativa, quanto à abordagem do problema. Realiza-se um levantamento de dados entre os egressos do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do estado de Goiás, formados de 2004 a 2009, aplicando aos dados um modelo econométrico e testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Os resultados obtidos pela aplicação do modelo econométrico evidenciam que a única variável explicativa individualmente significativa é a experiência do egresso em Ciências Contábeis. Tais resultados corroboraram a teoria de Mincer, de 1974, e do capital humano, demonstrando que tanto a experiência, quanto a idade refletem na determinação da remuneração. Além disso, os resultados demonstram que as diferenças nas remunerações dos egressos de Contabilidade dependem do nível de conhecimento acumulado, que gera experiência laboral e pode também gerar modificações na determinação da mobilidade ocupacional e social, defendida pela teoria de segmentação de mercado.

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Biografia do Autor

Lúcio de Souza Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GOIÁS. Professor do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior e da Universidasde Federal de Goiás, atuando principalmente nas seguintes áreas: Auditoria, Controladoria, Custos, Consultoria Contábil e Tributária e Pesquisa em Contabilidade. 

Michele Rilany Rodrigues Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Assitente da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade para tomada de decisão, Controladoria e Finanças, e Perícia Contábil.

Claudia Regina Rosal Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás,  atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política, História Econômica, Economia Brasileira, Desenvolvimento Econômico Regional e Ciências Ambientais.

Mac Daves de Morais Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Goiás.

Emerson Santana de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente na área de Contabilidade Finaceira e Finanças.

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Publicado

2015-02-05

Como Citar

MACHADO, L. de S.; MACHADO, M. R. R.; CARVALHO, C. R. R.; FREIRE, M. D. de M.; SOUZA, E. S. de. VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS EGRESSOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 28, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/43238. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos