VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO FINANCEIRO DOS EGRESSOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Desempenho escolar. Desempenho financeiro. Egressos de Contabilidade.Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo identificar em que nível o rendimento escolar, bem como algumas variáveis socioeconômicas, influenciam no desempenho financeiro dos egressos no curso de Contabilidade de uma instituição de ensino superior em Goiás. Para dar respaldo a esse objetivo, parte-se da seguinte pergunta problema: como o desempenho acadêmico, assim como outras variáveis socioeconômicas, como gênero, experiência de trabalho antes da conclusão do curso, idade e estado civil, influenciam de forma efetiva na determinação do rendimento financeiro de egressos em Contabilidade? A metodologia utilizada é caracterizada como descritiva, quanto aos objetivos, como de levantamento, ou survey, quanto aos procedimentos metodológicos, e como quantitativa, quanto à abordagem do problema. Realiza-se um levantamento de dados entre os egressos do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do estado de Goiás, formados de 2004 a 2009, aplicando aos dados um modelo econométrico e testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Os resultados obtidos pela aplicação do modelo econométrico evidenciam que a única variável explicativa individualmente significativa é a experiência do egresso em Ciências Contábeis. Tais resultados corroboraram a teoria de Mincer, de 1974, e do capital humano, demonstrando que tanto a experiência, quanto a idade refletem na determinação da remuneração. Além disso, os resultados demonstram que as diferenças nas remunerações dos egressos de Contabilidade dependem do nível de conhecimento acumulado, que gera experiência laboral e pode também gerar modificações na determinação da mobilidade ocupacional e social, defendida pela teoria de segmentação de mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.