Fatores Contingenciais e Sistemas de Controle Gerencial: uma investigação nos supermercados paraibanos

Autores

  • Matheus Aires Universidade Federal da Paraíba
  • Aldo Leonardo Cunha Callado Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Ao considerar as dificuldades gerenciais de uma organização o Sistema de Controle Gerencial (SCG) é entendido como uma ferramenta capaz de orientar a decisão estratégica por meio da interpretação das informações disponíveis. Por outro lado, a Teoria da Contingência propõe que uma organização está inserida em um ambiente, e por isso, está em constante interação com as variáveis contingenciais. Diante disso, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a associação das variáveis contingenciais com os Sistemas de Controle Gerencial nos supermercados paraibanos. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo survey. A população desse estudo é composta pelos supermercados do estado da Paraíba. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura constatou-se que esse estudo evidencia um conjunto mais amplo de fatores analisados que os estudos encontrados, apresentando como outros diferenciais a população, o perfil dos respondentes e os procedimentos adotados na análise de dados. No tocante aos procedimentos de análise de dados, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, análise de agrupamento, escalonamento multidimensional e análise fatorial. Os resultados desta pesquisa ratificam a relação existente entre a Teoria da contingência e o Sistema de Controle Gerencial, além de identificar quais são as práticas gerenciais mais adotadas pelos supermercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Leonardo Cunha Callado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (1997), Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professor Associado do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

AIRES, M.; LEONARDO CUNHA CALLADO, A. Fatores Contingenciais e Sistemas de Controle Gerencial: uma investigação nos supermercados paraibanos . ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 23, n. 54, p. 2–21, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/128010. Acesso em: 5 maio. 2025.