Produtos culturais e redes sociais na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.23971Resumo
Neste trabalho, relatamos uma experiência de uso de mídias digitais no ensino de língua materna com alunos do ensino médio profissionalizante do Colégio Agrícola de Floriano/UFPI. O projeto teve por objetivo desenvolver práticas de leitura e escrita dos alunos a partir da utilização de produtos culturais (CD, DVD, filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube) como espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais (sinopses, fichas técnicas, resenhas, trailers, propagandas, posts, tweets etc.). Assim, o projeto consistiu na integração dessas mídias digitais como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa, compreendendo os seguintes procedimentos: i) levantamento e escolha dos produtos culturais; ii) exibição/leitura dos produtos; iii) elaboração, correção e reescritura de textos; e iv) produção e apresentação de vídeos sobre os produtos. Na perspectiva do ensino de língua portuguesa, trabalhamos elementos de textualidade, o resumo, a argumentação, a expressão verbal, a produção e mobilização de vários saberes que favorecem a qualificação das práticas de leitura e escrita. Além disso, o significativo interesse e motivação dos alunos revelaram as possibilidades/potencialidades do uso das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem, especialmente a internet e suas ferramentas, instrumentos cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes.
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