Narrativas da experiência:
um projeto de produção de texto com jovens da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121582Palavras-chave:
Narrativas da Experiência. Educação Básica. Projeto Extracurricular. Língua Portuguesa.Resumo
Se os jovens estão na escola, a escola passa a ser o espaço de experiências individuais e coletivas. Nesse cenário, é importante que essas experiências sejam reconhecidas e sistematizadas enquanto dimensão discursiva das individualidades, já que são carregadas de conhecimentos sensíveis. Desse modo, este artigo tem como finalidade divulgar as experiências de um grupo de jovens, participantes de um projeto pedagógico desenvolvido pelo componente língua portuguesa no ensino médio de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte. Na realização do projeto, foram desenvolvidas oficinas de escrita narrativa no contraturno escolar, quando os jovens deram sentido ao seu mundo pela linguagem. Pelas narrativas escritas pelos estudantes, as experiências ocorridas na escola, as concepções de linguagem, os métodos de ensino e aprendizagem se fundiram, configurando-se em um saber escolar. Para interpretar essas experiências, buscou-se referenciais nos estudos no campo da investigação biográfico-narrativa. Durante o desenvolvimento do projeto, além da produção das narrativas, os alunos e alunas participaram de eventos internos e externos à escola para divulgar o empreendimento. Ao final do processo, os participantes confeccionaram um e-book, concretizando um trabalho que foi além das dicotomias: ensino tradicional versus ensino moderno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.