A interculturalidade crítica e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem das pessoas da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121438

Palavras-chave:

Interculturalidade, Aprendizagem Crítica e Reflexiva, EJA

Resumo

A educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido invisibilizada por políticas públicas que a negligenciam com propostas pedagógicas que estão distantes da realidade e necessidades desses jovens e adultos. Uma modalidade educacional que não recebe o devido tratamento o qual possibilite sanar anos de negligência para com crianças, jovens e adultos que não tiveram acesso à escola por falta de estrutura econômica, política e social do nosso país. Assim sendo, este artigo propõe uma reflexão sobre a EJA numa perspectiva intercultural, dialógica, crítica e decolonial. Para isso, traremos uma breve conceituação da interculturalidade e seu uso no processo de ensino-aprendizagem, bem como discutiremos o ensino e aprendizagens de línguas na EJA. Assim, delineiam-se, neste documento, os aportes de uma educação intercultural crítica que visa a emancipação de sujeitos desumanizados em seus percursos escolares, políticos, sociais e culturais. As reflexões sinalizam que ensino-aprendizagens pautadas na interculturalidade crítica, dialógica e decolonial podem levar a resultados relevantes e significativos na EJA, oportunizando a formação de pessoas críticos, capazes de compreender as relações de poder que influenciam suas vidas, contribuindo, assim, com o seu processo de emancipação.

 

 

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

VIÑAL JÚNIOR, J. V.; DE JESUS COUTO, L. R.; SANTOS FILHO, A. P.; MIRANDA, H. P. A interculturalidade crítica e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem das pessoas da Educação de Jovens e Adultos . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121438. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121438. Acesso em: 18 abr. 2024.