Materiais manipuláveis e o ensino de Matemática e Ciências
relato de um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.119178Palavras-chave:
Materiais manipuláveis. Ensino de Matemática e Ciências. Colégio de Aplicação.Resumo
Neste trabalho apresentam-se reflexões e percepções acerca do minicurso intitulado “Materiais Manipuláveis e o Ensino de Matemática e Ciências”, ação de extensão realizada por docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, no ano de 2017. Esse minicurso teve como objetivo principal (re)pensar a utilização de materiais didáticos manipuláveis, fomentando discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Ciências, contribuindo para a formação, inicial ou continuada, de estudantes e professores de Matemática, Ciências e Pedagogia. Tais componentes curriculares se apresentaram na proposta do curso de forma interdisciplinar e em situações significativas, auxiliando a melhor desenvolver o trabalho pedagógico desses profissionais, contribuindo para a formação continuada dos cursistas e trazendo uma visão mais integrada das disciplinas Matemática e Ciências. Tendo-se como viés a articulação entre teoria e prática, houve momentos para debates pedagógicos, vivências experimentaisem grupo, planejamento orientado, aplicação com discentes da educação e apresentação de produto final.
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