Tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Física: uma experiência de estágio na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106544Palavras-chave:
Cultura corporal africana, Cultura corporal afro-brasileira, Educação infantilResumo
A Cultura Corporal consiste em um conjunto de conhecimentos tratados pela Educação Física que reconhecem as expressões corporais enquanto linguagens histórica e culturalmente construídas, sendo a Africana e Afro-brasileira próprias em suas especificidades no que tange ao corpo e às práticas corporais. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Infantil, orientada por uma proposta crítica de ensino, a partir da experiência no estágio supervisionado em Educação Física. Assim, ele consiste em um relato descritivo-reflexivo elaborado por um estagiário, com contribuições dos professores-supervisores, revelando o exercício de planejamento e construção das práticas no contexto escolar. Consideramos que a elaboração do planejamento sob prisma histórico e a sequência didático-pedagógica desenvolvida contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e apropriação da temática por crianças daquele nível de ensino. Além disso, a tematização Africana e Afro-Brasileira permitiu às crianças compreenderem as práticas corporais cotidianas enquanto não-neutras e marcadas pelos saberes de matriz africana.Downloads
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