Medindo a altura da escola com trigonometria e teodolitos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43901Palavras-chave:
Trigonometria no triângulo retângulo, Teodolito, Ensino de Matemática, Altura da EscolaResumo
Neste trabalho será apresentada a experiência vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRJ, na aplicação da atividade “Medindo com o Auxilio do Teodolito”. Ela consistiu de uma prática em que os alunos puderam medir a altura do prédio da escola, utilizando um teodolito confeccionado com materiais de baixo custo. O experimento carrega o objetivo de mostrar aos estudantes uma aplicação da Trigonometria no cotidiano, utilizando a relação trigonométrica tangente para medir uma distância inacessível com instrumentos de medida convencionais, levando aos alunos a uma aula mais dinâmica. Durante esta experiência foram aplicados dois testes que puderam verificar quantitativamente a contribuição da atividade, que foi considerada satisfatória ao final do experimento, pois atingiu o seu objetivo de contribuir de forma significante para o aprendizado dos alunos sobre as relações trigonométricas, em especial a tangente. Além de ter possibilitado a detecção de algumas outras dificuldades em matemática apresentadas pelos alunos.
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