A polêmica da vacina e as fake news:
relato de projeto interdisciplinar em prática de residência pedagógica no contexto de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120860Palavras-chave:
Pedagogia de projetos, Interdisciplinaridade, Residência pedagógica, Ensino remoto emergencialResumo
O seguinte relato de prática pedagógica trata de um projeto interdisciplinar entre os componentes de língua portuguesa, literatura e biologia, realizado com duas turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre, intitulado: “A polêmica da vacina: entre verdades e mentiras”. A aplicação ocorreu com a participação de bolsistas do projeto de “Residência pedagógica” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o planejamento deste projeto, teve-se como base a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que, de acordo com Bender (2014), propõe que se trabalhe a partir de problemas reais, com materiais e discussões que possibilitem o desenvolvimento e engajamento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. O projeto foi realizado na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ancora-se em perspectivas teóricas que partem de uma abordagem linguística, a qual contribui para as relações dos sujeitos falantes, considerando o contexto social e histórico onde estão inseridos.
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