Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.68393Palavras-chave:
relato de experiência, formação de professores, pacto pelo fortalecimento do Ensino MédioResumo
O pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, implantado pelo Ministério da Educação, teve como objetivo promover a valorização dos professores da rede pública de educação na etapa de ensino médio, através de formação continuada. O pacto promoveu o diálogo interinstitucional entre Ministério da Educação, secretarias estaduais, universidades, e, no caso do Ceará, com aproximadamente 1650 professores da rede estadual. A meta foi construir coletivamente uma atividade formativa com os professores no chão da escola e facilitada por seus próprios pares. No Ceará, vivenciamos a utilização da aprendizagem cooperativa como metodologia que fundamenta estudos sobre os temas geradores abordados nos cadernos propostos pelo MEC. O presente trabalho analisa a importância da aprendizagem cooperativa no processo de formação e atuação dos formadores regionais do Ceará, a partir do curso de formação de facilitadores em aprendizagem cooperativa.
Downloads
Referências
ANDRADE, Cristina do Nascimento. Aprendizagem Cooperativa: Estudo com alunos do 3.º CEB. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção de Grau de Mestre em Ensino das Ciências. Bragança: instituto politécnico de Bragança, 2011.
DÍAZ-AGUADO, M. J. A Educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto: Porto Editora, 2000.
DINIZ, José, A. POLAK, Ymiracy N. de S. Conversando sobre pesquisa. In: DINIZ, José, A. POLAK, Ymiracy N. de S. SANTANA, José Rogério. et. al. [autores]. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
PUJOLÀS, M. P. Algunas propuestas para organizar de forma cooperativa el aprendizaje en el aula. Zaragoza: Universidad de Vic, 2002. Disponível em: http://www.deciencias.net/convivir/1.documentacion/D.cooperativo/ACPropuetasorganizativas Pujolas 39p.pdf. Acesso em: 19 fev.2015.
SOUZA, Elizeu C. Entre a ficção e a realidade: Histórias de Vida, Escritas de si e práticas de formação. In: VASCONCELOS, José Gerardo. JUNIOR, Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos. et. al. [organizadores], Interfaces Metodológicas na História da Educação. - Fortaleza: edições UFC, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.