A prática de slam no ensino de literatura na EJA: refletindo um currículo antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106550

Palavras-chave:

EJA, Slam, Educação antirracista, Poesia falada

Resumo

Esse relato de experiência traz resultados obtidos a partir do sarau antirracista realizado na véspera do dia consciência negra, no dia 19 de novembro de 2019, com os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação (CAp/UFRGS). A atividade buscou potencializar ações de educação para as relações étnico-raciais, especialmente no que se refere ao ensino de literatura. A participação do convidado Ariel Freitas, ativista, jornalista e poeta, trouxe a prática de poetry slams, sendo essa uma categoria literária ainda pouco reconhecida em ambientes tradicionais, surgida a partir de competições de poesia falada, e que “vêm figurando entre as mais inventivas e democráticas práticas da poesia performática em todo o mundo, com notáveis aspectos sociais, culturais, políticos e artísticos[1]”. Busca-se, a partir desse relato, promover uma reflexão acerca da necessidade de incluir cada vez mais pautas raciais no currículo do ensino básico, pensando especialmente a categoria da EJA, a mais atingida pelo analfabetismo, e nos empecilhos que muitos alunos encontram para acessar uma ferramenta básica e essencial para o pleno exercício da cidadania: a escrita.

[1] D’ALVA, Roberta Estrela. SLAM: voz de levante. São Paulo: Ed. Rebento, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Medeiros Torres, UFRGS

Graduanda em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista orientanda da professora Juçara Benvenuti de Iniciação Científica pelo CNPq no projeto denominado "CAp/UFRGS: uma trajetória inovadora na construção metodológica e curricular de projetos para EJA".

Juçara Benvenuti, UFRGS

Professora titular de Língua Portuguesa e Literatura do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da UFRGS,oferece oficinas e orienta Projetos de Investigação nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, bem como desenvolve pesquisas interdisciplinares com esta modalidade de ensino. Mestre e Doutora em Letras, Pós-Doutora em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

TORRES, G. M.; BENVENUTI, J. A prática de slam no ensino de literatura na EJA: refletindo um currículo antirracista. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106550. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106550. Acesso em: 29 mar. 2024.