A matemática nos Anos Iniciais: campo aditivo e campo multiplicativo como conceitos estruturantes da Aritmética e da Álgebra

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DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.98802

Resumo

O artigo se propõe a tecer reflexões a respeito do processo de conceituação da Matemática. Inicialmente apresenta a Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud, enfatizando aspectos importantes de serem considerados nas propostas pedagógicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se ressalta os conceitos estruturantes do campo aditivo e do campo multiplicativo indicando a diferenciação entre os mesmos e os tipos de problemas relacionados a cada um. Na sequência apresentam-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica referente ao processo de aprendizagem da multiplicação e da divisão segundo a teoria dos Campos Conceituais. Com base nesses estudos, indica-se como o campo multiplicativo é importante para o desenvolvimento dos conceitos mais elaborados da Matemática, ou seja, como refletirão na aprendizagem da Aritmética, da Geometria e da Álgebra.

 

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Biografia do Autor

Marlusa Benedetti da Rosa, Colégio de Aplicação

Licenciada em Matemática, Mestre em educação em Ciências e Matemática, Doutora em Informática na Educação. Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS,

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Publicado

24-09-2020

Como Citar

DA ROSA, M. B. A matemática nos Anos Iniciais: campo aditivo e campo multiplicativo como conceitos estruturantes da Aritmética e da Álgebra. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.98802. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/98802. Acesso em: 28 mar. 2024.