Experimento didático: uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática

Autores

  • Vera Clotilde Garcia INSTITUTO DE MATEMÁTICA UFRGS
  • Marina Menna Barreto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.5026

Palavras-chave:

ensino de matemática, modelagem, experimento didático

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”1, desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com  um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que  uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade.  O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente  absolutas e em concepções estáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Clotilde Garcia, INSTITUTO DE MATEMÁTICA UFRGS

DOUTORA EM EDUCAÇÃO E MESTRE EM MATEMÁTICA, PESQUISADORA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSORA DO PPG-ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFRGS E DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS.

Marina Menna Barreto

MESTRE EM ENSINO DE MATEMÁTICA NA UFRGS

Downloads

Publicado

06-04-2008

Como Citar

GARCIA, V. C.; MENNA BARRETO, M. Experimento didático: uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.5026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5026. Acesso em: 28 mar. 2024.