As políticas públicas de educação e o ensino médio maranhense
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.5005Palavras-chave:
Educação, Políticas públicas, Qualidade, Ensino Médio, Maranhão.Resumo
Buscou-se na história da Educação do Brasil, e mais especificamente nas políticas públicas de educação do Maranhão desde a gestão da então governadora Roseana Sarney, os impactos dessas políticas na qualidade do ensino médio de Imperatriz-Maranhão. A investigação revelou as precárias condições do sistema educacional do Estado. Dentre as causas destaco o freqüente adiamento do início do ano letivo, as constantes ameaças e deflagração de greves, as frágeis e não planejadas estratégias para a contratação de professores, a inexistência de projeto político-pedagógico em muitas escolas. Este estudo mostra que é possível resgatar a cidadania dos jovens através da otimização da qualidade da educação nas escolas públicas do Maranhão. A investigação resultou na elaboração de recomendações políticas, metodológicas, pedagógicas e educacionais para os envolvidos com a educação do Estado.Downloads
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