A Cidade Ideal e a Geografi-cidade na Escola

Autores

  • César Augusto Ferrari Martinez E.M.E.F. Porto Alegre
  • Nestor André Kaercher UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17377

Palavras-chave:

cidade, ensino de geografia, relação com o saber

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir a importância da relação com a cidade no ensino de geografia na Escola Fundamental de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Com base na música de Chico Buarque – A Cidade Ideal – estabelece-se uma reflexão sobre a relação dos jovens estudantes com os espaços públicos da cidade e a importância de se entendê-los a partir do conceito de Relações com o Saber (Charlot, 1997). Também se aponta a importância da discussão sobre o conceito de rua enquanto espaço do não-privado e da escola enquanto lugar, espaço construtor de identidade. Coloca-se como fundamental o princípio da dialogicidade proposto por Freire (1994). Por fim, o texto preocupa-se em considerar a necessidade da construção de um novo conceito de cidadania, onde os estudantes-cidadãos são mobilizados a pensarem a cidade ideal, a condição de cidadania que querem exercer

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Biografia do Autor

César Augusto Ferrari Martinez, E.M.E.F. Porto Alegre

Professor de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre e mestrando em Ensino de Geografia na UFRGS.

Nestor André Kaercher, UFRGS

Doutor em Geografia Humana (USP) e Mestre em Educação (UFRGS). Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia e na Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

13-09-2010

Como Citar

MARTINEZ, C. A. F.; KAERCHER, N. A. A Cidade Ideal e a Geografi-cidade na Escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17377. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17377. Acesso em: 28 mar. 2024.