Projetos de leitura e escrita literária para uma educação antirracista: estudando história em quadrinhos e cordel com o sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106534

Palavras-chave:

Projeto de leitura. Educação literária. Educação antirracista. História em quadrinhos. Literatura de cordel.

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos paradigmas teóricos (SILVA, 2007, 2015; GOMES, 2012; entre outros) e descreve algumas das práticas pedagógicas que compuseram um projeto de leitura e de escrita literária desenvolvido com turmas de sexto ano. Enquanto docentes de Literatura e de Língua Portuguesa, assumimos compromisso com a educação literária e linguística e, por isso, tornamos o texto, o ler e os e as estudantes o centro de nossas práticas. Objetivando explicitar tal perspectiva, apresentamos, aqui, fragmentos do projeto “Minha Cor, Tua Cor, Todas as Cores”, o qual se compromete especialmente com a educação para as relações etnicorraciais, mas também com a formação de leitores e de leitoras de literatura, de arte, de quadrinhos e do mundo. Um projeto de leitura com esse perfil transita entre os saberes, convocando diversas áreas do conhecimento: do currículo à sociologia; das artes à teoria da literatura; da sociologia à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

BECKER, C. V.; OLIVEIRA, S. G. de. Projetos de leitura e escrita literária para uma educação antirracista: estudando história em quadrinhos e cordel com o sexto ano do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106534. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106534. Acesso em: 28 mar. 2024.