Projetos de leitura e escrita literária para uma educação antirracista: estudando história em quadrinhos e cordel com o sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.106534Palavras-chave:
Projeto de leitura. Educação literária. Educação antirracista. História em quadrinhos. Literatura de cordel.Resumo
Este artigo apresenta alguns dos paradigmas teóricos (SILVA, 2007, 2015; GOMES, 2012; entre outros) e descreve algumas das práticas pedagógicas que compuseram um projeto de leitura e de escrita literária desenvolvido com turmas de sexto ano. Enquanto docentes de Literatura e de Língua Portuguesa, assumimos compromisso com a educação literária e linguística e, por isso, tornamos o texto, o ler e os e as estudantes o centro de nossas práticas. Objetivando explicitar tal perspectiva, apresentamos, aqui, fragmentos do projeto “Minha Cor, Tua Cor, Todas as Cores”, o qual se compromete especialmente com a educação para as relações etnicorraciais, mas também com a formação de leitores e de leitoras de literatura, de arte, de quadrinhos e do mundo. Um projeto de leitura com esse perfil transita entre os saberes, convocando diversas áreas do conhecimento: do currículo à sociologia; das artes à teoria da literatura; da sociologia à educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.