A construção de um projeto de educação antirracista na educação infantil em uma EMEF: relatos de experiências e primeiros movimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106516

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Antirracista, Racismo, Projeto Pedagógico,

Resumo

Este trabalho apresenta o relato do processo de construção de um projeto de educação antirracista na educação infantil e explicita a necessidade do mesmo, através de relatos de experiência de situações racistas vivenciadas no espaço escolar. O projeto tem por objetivo implementar, de maneira efetiva e contínua, a educação antirracista a partir da educação infantil em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da Rede Municipal de Ensino da cidade de Porto Alegre (RMEPOA) no bairro Restinga e se ampara na lei 11.645/08. Iniciamos com algumas práticas a partir da metade do ano de 2020, tais como a contação de histórias com protagonistas negros, a divulgação de um painel elaborado pelo grupo intitulado Tornando-se antirracista, entre outros, pelas quais buscamos iniciar o despertar das crianças e das famílias para a temática do racismo. Procuramos assim nos desconstruir e reconstruir como professoras e pessoas antirracistas para informar e transformar através da educação.

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Biografia do Autor

Alexandra da Silva Padilha, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Licenciada em Pedagogia pela UFRGS

Especialista em Educação Infantil

Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

Jacqueline Zilberstein, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS

Licenciada e Bacharela em Educação Física pela UFRGS

Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

PADILHA, A. da S.; ZILBERSTEIN, J. A construção de um projeto de educação antirracista na educação infantil em uma EMEF: relatos de experiências e primeiros movimentos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.106516. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/106516. Acesso em: 28 mar. 2024.