Sobre a Revista

A revista Cadernos do Aplicação (ISSN 2595-4377 - online) constitui um espaço acadêmico aberto, amplo e sistemático para divulgação de produções científicas realizadas por pesquisadores e professores, bem como por alunos em seção específica. É editada em fluxo contínuo e se destina à divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, e resultantes de atividades de ensino, de ações extensionistas e de pesquisas relacionados à construção do conhecimento em diferentes áreas e problemáticas da Educação Básica. A política editorial da revista tem como objetivo promover o debate, a crítica e a troca de experiência entre docentes, pesquisadores, estudantes e demais profissionais interessados no Ensino Básico, de forma a contribuir no debate acadêmico e nas práticas escolares. 

A partir do número 35, de 2022, a revista passa a adotar o fluxo contínuo de artigos. 

 


Qualis 2017-2020: B2


 

Acesse aqui a edição atual

 

Anúncios

Nova prorrogação do prazo de submissão - Temática Especial 1/2024

22-03-2024

Informamos que o prazo limite para submissão de textos para a Temática Especial 1/2024 foi prorrogado até o dia 20/04/2024. O dossiê recebe trabalhos sobre História e memória do Colégio de Aplicação da UFRGS: 70 anos de ensino, de extensão e de pesquisa, conforme as normas de submissão da revista

Ementa: O presente dossiê tem por objetivo congregar estudos acadêmicos e relatos de memórias sobre a contribuição do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp/UFRGS) para a Educação Básica e para a formação de professores/as, por meio de atividades e de projetos no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa. Em 70 anos de história (1954-2024), o CAp, como é carinhosamente denominado pela comunidade escolar, passou por diferentes contextos – sociais, políticos e econômicos –, os quais impactaram na sua história e nas suas práticas pedagógicas. Situação semelhante ocorre em relação ao perfil do seu corpo discente, que reflete diferentes políticas públicas a partir das quais as portas do CAp/UFRGS se abriram para estudantes de baixa renda, estudantes autodeclarados negros/as e estudantes público-alvo da educação especial. Trata-se de parcelas da população da Grande Porto Alegre que, em outros períodos, não tinham tido acesso a essa instituição escolar. São distintas as experiências e as memórias de discentes e de docentes que tiveram sua formação ou sua atuação profissional nas diferentes sedes do Colégio de Aplicação (no Campus Central, nas salas de aulas de madeira ou no prédio de alvenaria da FACED, ou no prédio atual, desde 1996, no Campus do Vale). A essa variedade de sujeitos, de espaços e de tempos, agregam-se as experiências e os relatos do tempo de pandemia e de pós-pandemia. Considerando tais marcos, o presente dossiê visa captar estudos acadêmicos e relatos de memória, tanto no universo do ensino quanto nas esferas da extensão e da pesquisa, que reflitam sobre o CAp/UFRGS e suas práticas pedagógicas como uma construção histórica, que foi se transformando ao longo de 70 anos, e, hoje, revela sua atual identidade, a qual constitui uma das esferas de atuação da universidade. Serão aceitos textos encaminhados conforme as normas de submissão da revista.

 

Organizadores da Temática:

Prof. Dr. Adauto Locatelli Taufer

Prof. Dr. Marcelo Maciel 

Prof. Dr. Vanderlei Machado

Saiba mais sobre Nova prorrogação do prazo de submissão - Temática Especial 1/2024

Edição Atual

v. 37 (2024): Cadernos do Aplicação 2024
					Visualizar v. 37 (2024): Cadernos do Aplicação 2024

v. 37, jan./dez. 2024. Publicação em fluxo contínuo. 

Publicado: 28-02-2024

Artigos

Ensaios

Ver Todas as Edições

A revista Cadernos do Aplicação (ISSN 2595-4377 - online) constitui um espaço acadêmico aberto, amplo e sistemático para divulgação de produções científicas realizadas por pesquisadores e professores, bem como por alunos em seção específica. É editada semestralmente e se destina à divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, e resultantes de atividades de ensino, de ações extensionistas e de pesquisas relacionados à construção do conhecimento em diferentes áreas e problemáticas da Educação Básica. A política editorial da revista tem como objetivo promover o debate, a crítica e a troca de experiência entre docentes, pesquisadores, estudantes e demais profissionais interessados no Ensino Básico, de forma a contribuir no debate acadêmico e nas práticas escolares. A partir do número 35, de 2022, a revista passa a adotar o fluxo contínuo de artigos.