OFERTA PÚBLICA EDUCACIONAL E O BACKGROUND FAMILIAR: EVIDÊNCIAS PARA AS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS DE 2000 E 2010

Autores

  • Fernanda Leite Santana Universidade Federal da Paraíba
  • José Luis da Silva Netto Júnior Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.36912

Palavras-chave:

Capital humano, Oferta educacional, Mobilidade intergeracional educacional

Resumo

O estudo busca avaliar a oferta dos serviços públicos educacionais nos ensinos fundamental e médio das microrregiões brasileiras no período de 2000 e 2010, bem como averiguar suas relações com a mobilidade intergeracional educacional. Para tanto, emprega-se duas estratégias empíricas aplicadas aos dados do censo escolar e dos censos demográficos. Na primeira, por meio da análise envoltória de dados (DEA), estima-se o índice de cobertura educacional (ICE), baseado na abordagem de Puig-Junoy (1999). Os resultados sugerem que o nível de cobertura educacional, tanto do ensino médio quanto do fundamental, apresentou uma melhoria no período estudado. A segunda visa aplicar um modelo econométrico embasado em Ferreira e Veloso (2003), no qual sugerem que microrregiões com maior eficiência quanto à oferta pública de educação apresentam maior mobilidade intergeracional educacional.

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

Santana, F. L., & Netto Júnior, J. L. da S. (2015). OFERTA PÚBLICA EDUCACIONAL E O BACKGROUND FAMILIAR: EVIDÊNCIAS PARA AS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS DE 2000 E 2010. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.36912