VANTAGENS COMPARATIVAS MUNICIPAIS: INDICADORES E DETERMINANTES

Autores

  • Marcos Costa Holanda
  • Francis Carlo Petterini

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10806

Palavras-chave:

Vantagem comparativa. Indicador. Produtividade total dos fatores.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de Indicador de Vantagem Comparativa Municipal (IVCM) para auxiliar políticas governamentais de investimento. O IVCM é indicador de resultado associado à Produtividade Total dos Fatores. No artigo, o IVCM é estimado para os municípios do Estado do Ceará. Além disso, através de um exercício econométrico, busca-se compreender quais são os principais determinantes destas vantagens comparativas. Observa-se que a infra-estrutura local - variável que o governo estadual mais intensamente pode influenciar - responde por apenas uma pequena parte da competitividade da maioria das regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Costa Holanda

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Francis Carlo Petterini

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Holanda, M. C., & Petterini, F. C. (2009). VANTAGENS COMPARATIVAS MUNICIPAIS: INDICADORES E DETERMINANTES. Análise Econômica, 23(43). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10806

Edição

Seção

Artigos