DETERMINANTES DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DOS RENDIMENTOS E RETORNOS AOS INVESTIMENTOS EM CAPITAL HUMANO

Autores

  • Leonardo Francisco Figueiredo Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10559

Palavras-chave:

Determinantes dos rendimentos. Retornos da escolaridade e experiência. Capital humano.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer urna investigação empírica da influência que a educação e os investimentos após o término do período escolar (experiência) exercem sobre os rendimentos dos trabalhadores, considerando a interação entre os determinantes da participação no mercado de trabalho e dos rendimentos. Estimaram-se as equações de rendimentos, a partir de dados da PNAD (1995), para homens e mulheres residentes no meio urbano. Com base nos coeficientes obtidos, calcularam-se os retornos à escolaridade e à experiência. Os retornos à escolaridade foram maiores para as mulheres, e os retornos à experiência sempre apresentaram valores menores que os retornos à escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Francisco Figueiredo Neto

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Como Citar

Figueiredo Neto, L. F. (2009). DETERMINANTES DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DOS RENDIMENTOS E RETORNOS AOS INVESTIMENTOS EM CAPITAL HUMANO. Análise Econômica, 16(29). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10559

Edição

Seção

Artigos