Situação atual da inseminação artificial em suínos

Authors

  • Fernando Pandolfo Bortolozzo UFRGS
  • Ivo Wentz UFRGS
  • Djane Dallanora UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.14429

Keywords:

Inseminação artificial, Suinos, Reprodução

Abstract

A inseminação artificial na espécie suína trouxe benefícios pela difusão rápida de características desejáveis no rebanho como a melhora de ganho de peso e conversão alimentar, menor deposição de gordura e melhor qualidade de carcaça, melhor aproveitamento de machos geneticamente superiores e redução dos custos de produção. Essas características permitiram a grande difusão da biotécnica na suinocultura intensiva e tecnificada. Nos últimos 30 anos, poucas modificações foram feitas na realização da diluição e técnica de inseminação propriamente dita. Porém, existiram progressos no desenvolvimento de novos equipamentos para conservação do sêmen e utilização de materiais descartáveis na produção das doses. Atualmente, o foco da pesquisa está direcionado à redução no número de espermatozóides por dose, deposição do sêmen intra-uterinamente e modulação da fagocitose das células espermáticas no trato genital feminino. Esse artigo apresenta uma revisão referindo-se aos progressos já alcançados e às perspectivas de utilização de novas tecnologias na área de manejo reprodutivo em suínos, principalmente visando a de possibilidade de redução do número de espermatozóides/fêmea/ano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Pandolfo Bortolozzo, UFRGS

Ivo Wentz, UFRGS

 

 

Setor de Suínos, Faculdade de Veterinária (FaVet), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Djane Dallanora, UFRGS

Setor de Suínos, Faculdade de Veterinária (FaVet), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Published

2018-06-27

How to Cite

Bortolozzo, F. P., Wentz, I., & Dallanora, D. (2018). Situação atual da inseminação artificial em suínos. Acta Scientiae Veterinariae, 33(1), 17–32. https://doi.org/10.22456/1679-9216.14429

Issue

Section

Review

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2