Levantamento sorológico e detecção de Salmonella sp. em granjas de postura comercial de pequeno porte em um município do estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-9216.17042Palavras-chave:
Salmonella sp., Postura comercial, Swabs cloacais e de arrasto, Soroaglutinação rápida em placaResumo
Este trabalho teve o intuito de detectar a presença de
Salmonella sp. em aves de postura comercial em granjas com pequena produção de um município do Estado do Rio Grande do Sul. Para o isolamento foi utilizado o método microbiológico convencional, com amostragens pelo swab de cloaca e pelo swab de arrasto. Concomitantemente, foi realizada a soroaglutinação rápida em placa (SARP) em todas as aves, com antígenos para Salmonella pullorum e Salmonella enteritidis. O swab de cloaca foi realizado em 360 aves de 6 granjas diferentes, onde também foi executado um swab de arrasto. Das granjas analisadas, três delas (1, 3 e 6) foram negativas para a presença de Salmonella sp. por ambas técnicas. Na granja 2, houve isolamento de S. Ohio em um swab de cloaca, sendo que o respectivo lote apresentou resultado negativo pelo swab de arrasto. Na granja 4, a S. Senftenberg foi detectada em uma ave, e o mesmo sorovar foi isolado por swab de arrasto. A granja 5 teve detecção de S. Schwarzengrund pelo swab de cloaca, e de S. Schwarzengrund e S. Ohio pelo swab de arrasto. Os resultados demonstrados acima corresponderam a 0,83% de aves positivas no isolamento em 360 amostras analisadas. A SARP para Salmonella pullorum teve 34 soros positivos em 360 análises, representando 9,44% do total. Os resultados da SARP com o antígeno para Salmonella Enteritidis tiveram 5,56% de reações fracas com poucos grumos, consideradas negativas. Finalmente, os resultados finais demonstrados neste experimento permitiram concluir que: 1o) a SARP realizada obteve baixa quantidade de soros positivos, de certa forma correspondendo à ausência dos isolamentos destes sorovares; 2o) A SARP não deve ser uma técnica utilizada para a confirmação de aves positivas para Salmonella sp. em um lote, mas somente como um teste de triagem; 3o) A metodologia de isolamento para o swabs de cloaca e de arrasto permitiu detectar a presença de Salmonella sp. nas amostras coletadas; 4o) O status sanitário destas criações de pequeno porte, em relação à pesquisa de Salmonella sp., parece ser muito superior ao que poderia fazer concluir sua baixa tecnificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This journal provides open access to all of its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project and Directory of Open Access Journals.
We define open access journals as journals that use a funding model that does not charge readers or their institutions for access. From the BOAI definition of "open access" we take the right of users to "read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of these articles" as mandatory for a journal to be included in the directory.
La Red y Portal Iberoamericano de Revistas Científicas de Veterinaria de Libre Acceso reúne a las principales publicaciones científicas editadas en España, Portugal, Latino América y otros países del ámbito latino