Cultura-Espetáculo na mídia: Espacialidade e personas do Carnaval da Bahia na imprensa local
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.96456Palavras-chave:
Carnaval, Midiatização, Espacialidade, Jornalismo, Espetáculo.Resumo
O Carnaval da Bahia é uma das maiores festas populares do mundo, com participação de mais de um milhão de pessoas – residentes e turistas que saem às ruas de Salvador. Festividade permeada pela diversidade de atrações, público, sons, espetáculos e plasmada por elementos da cultura africana. Tais elementos contribuem para que tenha grande apelo midiático. Assim, este trabalho busca identificar espacialidades e personas enfatizadas nas capas dos principais jornais locais, A Tarde e Correio, durante o período de festividades. A pesquisa documental abrangeu edições de 2014 a 2017, tomando-se como amostra fotografias publicadas em 2016. Por meio da Análise de Conteúdo e da técnica de emparelhamento, ao lado de um forte culto a celebridades, evidenciaram-se a mercantilização (carnaval de luxo) e apropriação do espaço público (carnaval de rua) a partir da grande participação popular, além de elementos do sincretismo religioso brasileiro.
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